quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tarefa 1

Fotossíntese:
Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência.
A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.
A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza e na vida dos seres humanos como: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera.

Reprodução na espécie humana:
Na espécie humana, a reprodução é sexuada, dependendo para tanto, da união de duas células: óvulo (feminino) e espermatozóide (masculino). Esse tipo de reprodução é o mais importante sob o ponto de vista evolutivo, pois reúne em um mesmo descendente (filho), fatores originários de dois indivíduos (pai e mãe).
Dando foco no aparelho reprodutor feminino, um dos motivos de se estudar a reprodução é que deste modo você tem como saber quando esta grávida, ou no período menstrual ou então saber que tipos de doenças você pode ter caso não consiga ter filhos.
O sistema reprodutor feminino é formado por : ovários (duas funções inter-relacionadas: a produção de gametas e a produção de hormônios.), Ovulação (ocorre devido a uma ruptura do folículo totalmente maduro no meio do ciclo menstrual), Tuba Uterina (transportam o óvulo de cada um dos ovários até o útero, propiciando o meio necessário para a fertilização e o desenvolvimento inicial do concepto, na sua passagem para o estágio de mórula.), útero (função de receber a mórula e propiciar o desenvolvimento do embrião e feto), vagina (canal do órgão sexual feminino dos mamíferos, parte do aparelho reprodutor, que se estende do colo do útero à vulva) e vulva (parte externa do órgão genital feminino).

Tecido nervoso:
Os sentidos, os pensamentos, as emoções, e em grande parte, as funções de nutrição, de relação do meio e de reprodução são comandadas pelo sistema nervoso. Por este motivo, a saúde física, mental e o resto dos sentidos estão ligados, de alguma forma à saúde das células nervosas: neurônios.
Geralmente, só os nutrientes dos neurônios (principalmente a glicose e o gás oxigênio) conseguem alcançar o seu interior. Mas há algumas substâncias que conseguem penetrar nos neurônios, provocando grandes alterações em seu funcionamento. Um exemplo das substâncias são as drogas psicotrópicas (tóxicas). Certas substâncias existentes nessas drogas agem diretamente na atividade celular, alterando o funcionamento do sistema nervoso, e trazendo mudanças psíquicas e comportamentais. Por isso é importante estudar sobre o tecido nervoso, pois podemos saber como as drogas funcionam no nosso sistema e nos conscientizar como elas fazem mal.
Tecido nervoso atua com uma estrutura sensível que ao ser estimulado conduz os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias grandes. O tecido nervoso pode se dividir em: Sistema nervoso central (SNC) (formado pelo encéfalo e pela medula espinhal) e periférico (SNP) (formado pelos nervos e gânglios nervosos).

Tecido glandular:
Origina do tecido epitelial e é responsável pela formação de glândulas que produzem secreções. As glândulas podem ser classificadas como endócrinas (quando sua secreção vai para o sangue) e exócrinas (quando sua secreção vai para alguma superfície interna ou externa do corpo).
Endócrinas: ( hipófese, tireoide, paratiroides e adrenais ou supla renais)
Exocrinas: (lacrimais, salivares, sebaceas, sudoripadas e mamarias)
Tireoide: A tireóide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina) que atuam em todo o nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo.
Quando a tireóide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipertireoidismo). De maneira geral, quando a glândula está hiperfuncionante ocorre uma aceleração do metabolismo em todo organismo, podendo ocorrer agitação, diarréia, taquicardia, perda de peso etc., ao contrário, quando a glândula está hiperfuncionante pode ocorrer cansaço, fala arrastada.
Cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e em torno de 20% das que têm acima de 60 anos manifestam algum problema na tireóide.

Elementos figurados do sangue:
Também conceituados como a parte sólida do sangue, formada pelas células, que são transportadas pelo plasma. Essas células são de três tipos:
Eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias): células mais numerosas do sangue possuem hemoglobina que da a cor vermelha ao sangue. Sua função é transportar o oxigênio (principalmente) e o gás carbônico (em menor quantidade) aos tecidos.
Leucócitos (glóbulos brancos): divididos em glândulocitos ou agranulocitos. Tem como função a defesa do organismo;
Plaquetas ou trombócitos: fragmentos de células responsáveis pela coagulação sangüínea.
A Anemia é a diminuição de hemoglobina no organismo, uma proteína localizada dentro dos glóbulos vermelhos do sangue, que possui o ferro responsável por levar oxigênio aos tecidos.
A anemia define-se como a concentração de hemoglobina abaixo dos limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Este valor limite varia de 110 g/L para as mulheres grávidas e para as crianças de 6 meses a 5 anos de idade, a 120 g/L para as mulheres não grávidas, até 130 g/L para os homens


3 comentários:

  1. Gostei que você começou a falando da Fotossíntese e comentando sobre a água eos sais minerais. Na parte onde fala sobre a Reprodução na espécie humana da pra entender, usaste bem as palavras!!!

    ResponderExcluir
  2. Vi, seu trabalho esta com assuntos muito ligados ao nosso cotidiano. Acho que esta muito bem explicado, só que eles podiam ter mais relação entre si explicada no 'post'.

    ResponderExcluir
  3. Vitória, seu artigo relata algo interessante que é a importância da fotossíntese para o ser humano e para o meio ambiente, visto que, atualmente há muita poluição pela queima de combustíveis fósseis, assim as plantas captando o gás carbônico do ar ajudam a diminuir a concentração desses combustíveis que danificam nossa saúde.

    ResponderExcluir